Logística

Equipamentos Baoli estão sendo equipados com motores feitos pelo investidor âncora da KION, Weichai Power. Um excelente exemplo de como as sinergias estão sendo aplicadas no grupo KION. Weichai é uma das marcas de motores mais conhecidas da China para caminhões e equipamentos articulados. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que a […]

murilo 20 / set

Equipamentos Baoli estão sendo equipados com motores feitos pelo investidor âncora da KION, Weichai Power. Um excelente exemplo de como as sinergias estão sendo aplicadas no grupo KION.

Weichai é uma das marcas de motores mais conhecidas da China para caminhões e equipamentos articulados. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que a marca agora também faz motores para empilhadeiras – inclusive para os clientes da Baoli. “Precisamos explicar com precisão aos nossos clientes as qualidades do motor Weichai”, diz o diretor de vendas da Baoli, Gu Qiqing. “Mas quando você está falando com as pessoas, o interesse é logo demonstrado por causa da excelente reputação da marca Weichai. Eles confiam na Weichai também para produzir bons motores de empilhadeira. “Em Jingjiang, nas margens do norte do rio Yangtze, a Baoli vem instalando os novos motores Weichai em empilhadeiras pequenas de 2,5 a 3 toneladas desde o segundo semestre de 2014. Desde então, por volta de uma em cada sete empilhadeiras Baoli foi equipada com o novo motor.

Sr. Gu Qiqing, Diretor de Vendas da Baoli. Foto: KIONGROUP/Oliver Lang

A Weichai Power Co. Ltd inicialmente se focou na internacionalização. A empresa foi a primeira fabricante de motores na China a ser listada na Bolsa de Valores de Hong Kong. Hoje, a Weichai Power é o maior acionista do Grupo KION, detendo uma participação de cerca de 38 por cento. “Isso torna a colaboração particularmente vantajosa”, diz Gu. “A Baoli se beneficia do reconhecimento da marca Weichai e da extensa rede pós-venda da empresa. Nunca demora muito para peças de reposição chegarem. Por outro lado, a Baoli tem experiência em gerenciar uma cadeia de produção completa para empilhadeiras, já que quase todas as peças importantes são produzidas pela própria empresa KION”.

R&D engineer von Baoli Shi Yuanfu. Foto: KIONGROUP/Oliver Lang

A Weichai envolveu a Baoli no desenvolvimento desde o início. Para que um motor de caminhão seja usado em uma empilhadeira, primeiro precisa ser adaptado – e, inicialmente, a Weichai não tinha a experiência para fazer isso. “As empilhadeiras são principalmente utilizados dentro de casa. Portanto, eles precisam ser menores que os caminhões regulares “, diz Shi Yuanfu, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Baoli. “Isso significa que há menos espaço para o motor, o que, portanto, tem que ser pequeno e compacto”. E porque os motoristas se sentam bem em cima deles, os motores precisam ser mais silenciosos do que em caminhões e vibrarem menos.

As emissões de gases também tiveram que ser reduzidas. Os mais recentes motores de empilhadeira Weichai WP2.7 e WP3.2 atendem ao Padrão Nacional 3 da China, que corresponde mais ou menos ao padrão Euro de emissões 3. “Nós também tivemos uma série de requisitos especiais”, diz Shi. “Esperamos que nossas empilhadeiras tenham uma potência mínima. Elas têm que ser capazes de subir rampas, por exemplo.

Staplerproduktion bei Baoli in JingJiang. Schwerpunkt Weichai Motoren. Foto: KIONGROUP/Oliver Lang

E não podemos ter nenhuma fumaça negra proveniente dos equipamentos”. De acordo com Gu, o plano é que as empilhadeiras Baoli, equipadas com motores Weichai, sejam exportadas para a Europa, uma vez que tenham recebido a certificação Euro 3. Em breve, os motores Weichai também serão instalados em empilhadeiras de quatro a cinco toneladas e na classe de cinco a dez toneladas. O time de Shi está desenvolvendo desenhos para montagem de motores Weichai.

Casado em apenas 20 minutos

Os motores ainda estão conectados ao eixo e à caixa de velocidade da Baoli. Um a dois trabalhadores reparam as peças individuais com uma poderosa broca. Demora apenas 20 minutos para se casar com tudo. A montagem é então levada para o chassi turquês. As proporções do motor Weichai são um pouco diferentes dos motores de outras marcas e, no estágio de projeto, as posições de vários cabos e o filtro de óleo foram alteradas em conjunto com a Baoli.

Baoli Kunde Yangguang Logistic company. Foto: KIONGROUP/Oliver Lang

A resposta do por que a Weichai Power entrou no segmento de motores de empilhadeira em primeiro lugar é simples – o mercado de vendas de equipamentos para movimentação de materiais. As vendas de caminhões e máquinas de construção estão estagnando na China – e, portanto, também são vendas de motores específicos. “Em contrapartida, o mercado de empilhadeiras e seus motores tem crescido de forma constante, cerca de 10 a 20 por cento, por vários anos”, explica Shi Yunfu.

Um motor ecológico

De acordo com Gu Qiqing, a maioria das empilhadeiras Weichai-Baoli até agora estavam indo para centros logísticos e pequenas empresas de transporte. Um deles é de propriedade da Ni Feng. Em um centro logístico na parte leste da cidade de Taizhou, ele organiza transportes diretos para Xangai, a 300 quilômetros de distância.

Staplerproduktion bei Baoli in JingJiang. Schwerpunkt Weichai Motoren. Foto: KIONGROUP/Oliver Lang

Ni tem sete caminhões e sete motoristas, e desde maio de 2015 é proprietário de uma empilhadeira Baoli de três toneladas – equipada com um motor Weichai – que levanta as cargas para os caminhões. “No início, a Baoli teve que me convencer um pouco”, diz Ni, olhando para trás. “Eu nem sabia que Weichai fazia motores para empilhadeiras”. Mas ele é um cliente muito satisfeito: “O motor é mais ecológico, usa menos diesel e emite menos gases poluentes”.

Funcionarios utilizando empilhadeiras

Isso é importante, pois as empilhadeiras no centro logístico têm que navegar em pátios estreitos onde as pessoas vivem. Elas têm suas casas logo acima de seus pequenos escritórios. As crianças brincam entre paletes e pacotes e as avós desligam suas lavadora lá. Bem na frente da loja ao lado de Ni, o dono está cozinhando o almoço em um wok em uma lareira aberta. Não há muito espaço e, como diz Ni, o motor da Weichai possui um outro ponto positivo – seu poder. “Para a mesma performance, antes eu iria precisar de uma empilhadeira maior”.

E para ler mais conteúdos como este, continue de olho em nosso blog. Pois em breve teremos novas matérias para você!



Esse conteúdo foi tirado da Fonte: http://baoli.com.br/cases/logistica/